top of page

Liliane Brito

A essência do Yoga Integral


Aravinda Ghose, conhecido como Sri Aurobindo, Poeta, pensador, yogue e mestre espiritual indiano. Dotado de poderosa e abrangente visão de síntese, integrou os modos de consciência do Oriente e do Ocidente. Formulando os princípios de um Yoga Integral:

A vida toda é um Yoga da Natureza buscando manifestar Deus em si própria. O Yoga é um reunir e concentração dos movimentos... A perfeição inclui a perfeição da mente e corpo, de modo que os resultados mais altos do Raja Yoga e do Hatha Yoga devem ser contidos nessa fórmula mais ampla da síntese. Nós devemos incluir no escopo de nosso ser libertado e modos aperfeiçoados de atividades a vida material, nossa base, e a vida mental, nosso instrumento intermediário.”

“ O contato da consciência humana e individual com a divina é a própria essência do Yoga. Yoga é a união daquilo que se tornou separado no jogo do universo com seu próprio si, origem e universalidade verdadeiros. “.

O objetivo verdadeiro e completo e a utilidade do Yoga consciente no homem torna-se o Yoga subconsciente na Natureza, externamente limitado, mas com vida própria, e nós podemos uma vez mais, olhando, tanto para o caminho como para a realização, dizer num sentido mais perfeito e luminoso:

" TODA VIDA É YOGA ".

No Yoga Integral, a alma, através da aspiração, da consagração de todas as ações, da inspiração, da entrega, da devoção e da arte, pressiona a descida dos poderes mais altos para dentro de nós, elevando e transformando o nosso ser. Assim, podemos dizer que nesse Yoga, à medida que estabelecemos e aprofundamos nosso relacionamento com o Transcendente, em suas inúmeras manifestações, ultrapassamos a etapa do esforço pessoal e percebemos que nos tornamos receptáculos de seu Amor, Poder e Conhecimento.

Por meio desse Yoga buscamos não só o Infinito, mas chamamos o Infinito para que se revele na vida humana.

O processo do Yoga integral tem três etapas: Primeiro, é preciso um esforço para, um início de autotranscendência que permita o contato com o Divino; em seguida, receber em nós Aquilo que nos transcende, Aquilo com que obtivemos a comunhão, a fim de transformar a totalidade de nosso ser consciente; por fim, utilizar nossa humanidade transformada como um centro divino no mundo.

Ver, conhecer, tornar-se e cumprir esse Um em nosso ser interior e em toda a nossa natureza externa, foi sempre o objetivo secreto, e torna-se agora o propósito consciente de nossa existência em um corpo.

O Yoga Integral de Sri Aurobindo, por ele chamado “Yoga da Auto-Perfeição” tem como objetivo a Perfeição Divina em um corpo humano divinizado, vivendo a vida cotidiana – a Vida Divina na Matéria. Acrescenta como objetivo essencial a participação e responsabilidade do indivíduo no processo evolucionário da natureza, tornando este yoga um Yoga Coletivo que busca a manifestação plena do Divino na matéria.

“ Dentro do coração existe um centro de Consciência,. e dentro dele você pode enxergar o mundo inteiro”


Encontre por Tags
bottom of page