" O reino da quietude que os sábios conquistam pela meditação é também conquistado pelos que praticam ações; sábio é aquele que compreende que essas duas coisas – a consciência mística e a ação prática – são uma só em sua essência".
A Sabedoria do Desapego - BHAGAVAD GITA
Bhagavad significa “ aquele que possui a riqueza”, “o Senhor”, e Gitam, significa “ canção”.
Portanto a Bhagavad gita significa “ A canção do Senhor”
Este épico esta dentro do MAhabharata , onde encontramos um diálogo entre o mestre Krishna e o discípulo Arjuna, onde Arjuna é o Eu humano cujo reino foi usurpado pelo ego e Krishna é o eu plenamente realizado, que convida Arjuna a fazer sua autorealização, derrotando seus parentes- os sentidos, a mente e as emoções , que,no homem profano, usurpam injustamente o domínio do divino Eu.
É tanto um tratado de filosofia no sentido de falar sobre o individuo, sobre o todo e a relação de um com o outro, quanto um guia para à vida prática, explicando como devemos agir, como lidar com a mente, como meditar etc...
Os temas são divididos em três partes: o individuo, o Absoluto e a relação entre individuo e o Absoluto, como a frase do ensinamento, o mahavakya, “ TAT TVAM ASI”, a primeira refere-se a “TVAM”, você, a segunda , a “TAT”, ISvara, o todo, a terceira, a “ASI”, a identidade entre os dois.
Cada parte inclui seis capítulos num total de 18. Toda a Gita possui 700 versos.
Além do conhecimento do Atman, o Eu, e sua identidade com o Absoluto, Brahman, do conhecimento da natureza do criador, causa do universo, que não é separado do próprio universo, a Bhagavatgita fala em detalhes sobre um estilo de vida que prepara a pessoa para o entendimento claro e a vivência desse conhecimento. Esse estilo de vida é chamado Yoga.
O Bhagavadgita propõe diferentes tipos de Yoga.
Base de pesquisas: traduções de Gloria Arieira, Ghandi, Huberto Rolden e Swami Prabhupada