International yoga day

INDIA 2020

VIAGEM PARA INDIA

COM LILI LAKSHMI

Esse é um convite para uma viagem inesquecível  de conhecimento e espiritualidade para a  India.

Terra de muitos saberes e força ancestral de ensinamentos preciosos e sagrados.

Um relato antigo que permanece vivo em um  país único  em sua diversidade e historia, onde a multidão é a principal paisagem. 

Em suas ruas a beleza se mistura a confusão, é uma oportunidade para se enxergar com outros olhos...o olhar da alma que se expande... mergulhar no pano de fundo que se mistura à realidade pulsante e vibrante atual permite o encontro de ensinamentos, onde a experiência ensina.

Cores, sabores,odores e crenças se mesclam em todo o espaço. Sons intensos ressoam fazendo o passado reverberar  no presente.

Viajar pela India é antes de tudo uma oportunidade para ampliar as visões e reconhecer os valores latentes no viver e no Ser.

Desde sempre vivemos hoje. Cinco milênios de instantes.

Em todo o percurso da viagem teremos práticas de yoga, meditação e satsanga.

 

 

Lili Lakshmi estuda e pratica Yoga a mais de 19 anos. Formada em SwáSthya Yoga, Hatha Yoga, Yoga Integrativa , Yoga integral e com experiências nas práticas de outros métodos.

Considera que com o Yoga Integral de Sri Aurobindo e a Mãe os ensinamentos se encontraram e se consolidaram apontando para a atual necessidade de se viver em estado de Yoga, “Toda a vida é Yoga”.

Coordena e ministra o curso extensivo de Formação de Professores em Yoga Integral em Gonçalves-MG e cursos de pranaterapia, aprofundamento dos chakras e meditação com tambor e o retiro " Oriente-se, um encontro com você mesmo " em diversos lugares do Brasil e em outros países. É  diretora e professora da escola Yogaya em Ilhabela.

Acredita que esta filosofia sagrada milenar traz em seus ensinamentos um conhecimento precioso e verdadeiro que permite criar a história  do Ser em um alicerce seguro para melhor viver.

 

Durante todo o percurso da viagem, teremos práticas de yoga, meditação, contemplação e trocas das vivências e percepções.

Na experiência se faz a possibilidade de observarmos a nós mesmos.

ROTEIRO SUL/NORTE DA INDIA

18 Dias 

20 Dias ( com extensão)

Chennai, Tiruvannamalai, Pondicherry, Auroville, Delhi, Rishikesh

- Agra ( opcional)

Saída:  

Retorno:

 Extensão ( opcional)   - Taj Mahal 

                                        - retorno Brasil

Este roteiro foi cuidadosamente elaborado para estarmos na Lua cheia em Tiruvannamalai e na Lua Nova, dia do MahaShivaratri em Rishikesh.

1º DIA:  -Início CHENNAI

Chegada
Caminhada

Chegada durante este dia ou noite após dois voos do Brasil. Seu traslado é feito com assistência de nossos representantes locais que estarão em contato por telefone ou Whatsapp com o especialista da viagem e/ou com a Chörten, para que juntos possamos assisti-lo(a) com o que precisar. Após check-in no hotel, merecido descanso para começarmos nossa programação amanhã. Se por acaso com sua rota e horários de voos chegar pela manhã, há possibilidade de uma caminhada pela região próxima ao hotel na parte da tarde com apoio de nossos representantes locais. Recomendamos chegar até o final do dia de hoje. Se a rota dos seus voos chegar de madrugada, considere chegar na noite anterior e até mesmo mais uma diária para chegar na Índia com calma e tempo, melhor aproveitando os próximos dias.

2º DIA: - CHENNAI TIRUVANNAMALAI

Briefing

Templos

Em um jardim no topo do Monte Kailash, morada de Shiva, sua esposa Parvati fez uma brincadeira fechando os olhos de seu marido. Por um instante, na escala de tempo dos deuses, o mundo se escureceu. Foi então que Shiva apareceu em forma de uma coluna de fogo no topo de Arunachala, montanha em Tiruvannamalai, para iluminar o mundo e para onde viajaremos com nosso próprio veículo por aprox. 4h hoje.

Um dia muito especial para chegarmos em Tiruvannamalai, por ser dia de lua cheia! Dia de peregrinação na montanha de Arunachala.

Tiruvannamalai é um dos 5 pontos de peregrinação para devotos do deus Shiva,

No caminho conversaremos sobre importantes dicas de viagem na Índia. Trânsito, alimentação, higiene, questões culturais, segurança são alguns dos assuntos sobre os quais o especialista da viagem irá preparar o grupo para que aproveite ao máximo possível a viagem. Com muitos anos trabalhando nesses países, é bastante claro em nossas experiências a diferença que fazem, estes preciosos minutos, para as suas experiências nos próximos dias.

Chegando na cidade, almoçaremos e visitaremos os templos da cidade, como o Annamalaiyar, ou Arunachaleswara em Sânscrito, construído no séc. IX.

3º Dia - TIRUVANNAMALAI TIRUVANNAMALAI

Arunachala

De madrugada, abençoados pela força da lua cheia  faremos uma caminhada a esta montanha tão sagrada e importante na vida de cada yogue e de Sri Ramana Maharshi.

Aruna significa vermelho, brilhante como o fogo, não o fogo que simplesmente esquenta, mas Jnanagni, o Fogo da Sabedoria, que não é quente, nem frio. Achala significa colina. Assim, Arunachala significa a Colina de Sabedoria.  

Ouça o mantra de Arunachala compartilhado pelo Ashram de Sri Ramana nesse link: aqui

 4º Dia - TIRUVANNAMALAI TIRUVANNAMALAI

Ashram Sri Ramana Maharshi

Após a pratica de yoga e o café da manha, conheceremos a caverna , onde Sri Ramana Maharshi morou por 8 anos e aproveitaremos para sentir o silêncio e a profundidade que a meditação, "Quem sou eu", pode nos levar.

Próximo do nosso hotel está o ashram de Sri Ramana Maharshi. Hoje participaremos de alguns dos pujas e atividades do ashram.

Veja ensinamentos de Sri Ramana em português nesse link: aqui

5º Dia - TIRUVANNAMALAI PONDICHERRY

Caminhada

Pondicherry

Para completar nossa experiência em Tiruvannamalai, faremos a Giri Pradakshina, a caminhada ao redor da Arunachala. Há inúmeros templos no percurso e sua circumumbulação é instruída em diversos ensinamentos. Após o almoço, seguiremos viagem para o nosso próximo destino.

Pondicherry teve grande importância em vários reinos durante a história da Índia, nos pelo menos dois últimos milênios, como dos Pallavas e Cholas. Também foi a base da Companhia Francesa das Índias Orientais entre os séc. XVII e XIX. Assim, a parte da cidade mais próxima da costa, onde está o ashram de Sri Aurobindo, é uma área bastante agradável, com uma avenida da praia onde os locais também gostam de passear. Faremos uma meditação de alguns minutos hoje, junto com os locais, no próprio ashram de Sri Aurobindo.

Sri Aurobindo Ghosh foi um revolucionário e filósofo do início do século XX que, já na sua juventude, se tornou um grande mestre. Ele fundou o seu ashram junto com sua discípula francesa Mirra Alfassa, também conhecida como “a Mãe”, com o objetivo de colocar em prática seus ideais de uma comunidade pacífica. Ele propõe não apenas que elevemos a consciência até os planos mais sutis do amor e da paz, mas que façamos descer esse amor e beleza até o mundo concreto, modelando assim as relações entre os homens. Após sua morte, a Mãe continuou como sua sucessora espiritual e figura carismática de Pondicherry.

6º Dia - PONDICHERRY PONDICHERRY

Apresentação Auroville

Caminhada

Visita Projeto

Ao lado de Pondicherry está a cidade criada pela Mãe, companheira de Sri Aurobindo, com o objetivo que seus moradores possam viver em harmônia interior, social e ambiental. Auroville é um case para toda humanidade. Formada por pessoas de todo mundo, há mais de 50 anos, em uma área de aprox. 20km2 com solo que já havia sido esgotado pela monocultura, ao entrarmos em suas ruas e trilhas sentimos claramente a diferença, por exemplo, de temperatura comparado com as áreas vizinhas e cidades comuns. É um laboratório vivo de diversas pedagogias, tipos de agriculturas como a permacultura, estudos e desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis, bioconstrução, além de uma rica atividade cultural. Seus projetos estão localizados no entorno de uma grande sala de meditação, a Matrimandir, e uma área destinada à paz e consciência. Hoje começaremos a conhecer o projeto como um todo e um dos seus projetos, possivelmente um de reflorestamento.

 7º Dia - PONDICHERRY PONDICHERRY

Matrimandir

atividades 

Aula Vedanta

Reservaremos a manha de hoje para visitarmos a Matrimandir, conhecermos e aproveitarmos mais um pouco Auroville.

8º Dia - PONDICHERRY PONDICHERRY

Auroville

Aula vedanta
Pondicherry

Uma das formas de entendermos Auroville, é olhando para ela como um mosaico de projetos. Cada um de nós tem nossos interesses mais específicos e cada projeto de Auroville costuma ter uma hora do dia ou dia da semana em que são apresentados, já que viver de forma mais sustentável, em comunidade, acaba exigindo bastante foco e dedicação. Nessa época do ano há bastante atividades e workshops que checamos no início da semana, quando são divulgados. Assim, teremos essa especial oportunidade de explorarmos nos próximos dias os vários aspectos e frentes de trabalho de Auroville, manifestação dos ensinamentos de Sri Aurobindo, chamados de Yoga Integral. A então já conhecida Pondicherry também é uma boa pedida para esses dias.

9º Dia -PONDICHERRY PONDICHERRY

Auroville

aula Vedanta

Pondicherry

Mais um dia, seguramente muito bem vindo, para experimentarmos esse desenho de vida também tão bonito, com o qual seguramente teremos especiais reflexões e inspirações sobre nossas vidas e ações no mundo. Sugestão?

Nos despedirmos dessa nossa visita à Auroville e Pondicherry com uns minutos em silêncio, junto com os locais, no final do dia no ashram de Sri Aurobindo, assim como da muito gostosa comida do Sul da Índia e de Auroville.

10º Dia - PONDICHERRY DELHI

Voo

Cedo pela manhã viajaremos pela estrada que percorre o litoral desse trecho do estado de Tamil Nadu, de volta à Chennai, para o nosso voo à capital da Índia.

Delhi tem muita história e é um importante centro cultural.

Final do dia livre para caminharmos pela região do nosso hotel, nosso primeiro contato com a cidade.

11º Dia  - DELHI DELHI

Old Delhi

Raj Ghat

Gurudwara Bangla Sahib

Gandhi Smiriti

Começaremos o nosso dia com o que é na verdade uma das várias Delhis que existiram em épocas e impérios diversos, em uma sucessão de cidades vizinhas. A última e oitava Delhi é onde nos hospedamos, construída pelos ingleses, chamada de Nova Delhi. A sétima foi construída no séc. XVII por Shah Jahan, um dos grandes imperadores mughais, o mesmo que construiu o Taj Mahal, na época conhecida como Shajahanabad. Hoje a chamamos de Old Delhi ou a velha Delhi. Visitaremos a grande mesquita do Imperador, a Jama Masjid. Caminharemos pelas ruelas de seu antigo bazar. Visitaremos um pequeno templo do Jainismo com lindas pinturas bastante antigas. Até chegarmos em frente ao Red Fort, onde está o importante Lahore Gate. Foi nele que importantes falas da história da Índia aconteceram, como da independência deste país, hoje a maior democracia em todo o mundo. Guardaremos nossa visita a um dos Red Forts para o de Agra, com mais história, mais bonito e melhor conservado.

No caminho de volta à região de nosso hotel, prestaremos homenagem ao memorial onde Gandhi foi cremado, o Raj Ghat, em um tranquilo, bonito jardim.

Após um bom almoço, visita também a um templo da religão Sikhi. O Sikismo foi fundado no séc. XV na região do Punjab, pelo primeiro de seus 10 mestres, o Guru Nanak. Será interessante observar esse momento importante no dia de mais uma tradição indiana, de oração e, em muitos casos, oferecimento do seu tempo para, voluntariamente, preparar comida a milhares de pessoas diariamente que se sentarão da mesma forma no chão, independente de credo, posição social e econômica.

Conheceremos também a última residência da grande alma, o Mahatma Gandhi. Conhecida como Birla House e Gandhi Smriti, a história e legado deste importante líder da nação indiana são apresentados por fotografias e uma exibição interativa.

12º Dia  - sab DELHI DELHI

Templo Lótus

Tumba Humayun

Museu Nacional

Mais ao sul da cidade, hoje visitaremos dois templos. O bonito Lotus Temple da religião persa chamada Bahá’í, fundada no séc. XIX na antiga Pérsia, onde todos são convidados a ficar em silêncio. Uma experiência interessante no meio desta grande cidade. Também conheceremos um templo da famosa organização ISKCON, conhecida como Hare Krishna, devotos deste que é o oitavo avatar do deus hindu Vishnu.

Em seguida conheceremos a tumba do imperador mughal Humayun, trabalhada em arenito vermelho e mármore branco, muito bonita, serviu de inspiração ao Taj Mahal.

Nossa próxima visita neste dia será ao muito interessante Museu Nacional, onde visitaremos duas de suas tantas exposições: o salão de Mohenjo Daro e Harappa, berço da civilização indiana há 5000 anos atrás, com objetos originais dessa época, e o salão com as relíquias de Buda, onde poderemos sentar por mais alguns minutos. Caminharemos pelos demais salões conversando sobre a incrível história das culturas milenares que temos visitado e visitaremos in loco em nossa viagem.

13º Dia -  DELHI RISHIKESH

Trem
Ram Jhula
Aarti Puja

Bem cedo pela manhã pegarmos nosso trem por aprox. 5h e meia para Haridwar, estação mais próxima de Rishikesh.

Andar de trem na Índia é uma experiência que não pode faltar e excelente oportunidade para conversarmos com famílias indianas, observarmos os vilarejos e campos no caminho.

Nossos representantes locais nos assistirão com a nossa chegada e então seguiremos por mais aprox. 40min ao nosso hotel. Após check-in e almoço podemos fazer uma caminhada pela região da Ram Jhula.

Jhulas são as pontes suspensas, nesse caso sobre o Ganges, que do outro lado, em sua margem, participaremos do Aarti puja conduzido por alunos do ashram Parmarth Niketan durante o pôr do sol.

14º Dia - 20/02 - RISHIKESH RISHIKESH

Lakshman Jhula

Rishikesh é considerada a capital mundial do yoga. Sendo que Neste período é a sede de encontros de muitos renomados Mestres.Reservaremos nossas manhas para participar de atividades em ashrams locais conforme sua escolha.

Aproveitaremos a tarde de hoje em Rishikesh para conhecermos e caminharmos pela região da Lakshman Jhula, com inúmeros templos, ashrams, livrarias, lojinhas de artigos hindus e restaurantes com bonitas vistas do Ganges, templos e montanhas ao redor.

15º Dia-  RISHIKESH RISHIKESH

Lua nova

Shivaratri

Esse dia é muito especial em nossa viagem. 

Preparamos todo o roteiro para podermos estar aqui neste dia e celebrar neste local a força de Shiva.

Segundo a tradição hindu, Maha Shivaratri é a “Grande Noite de Shiva”. Maha significa “grande” e Ratri significa “noite” por isso o nome Maha Shivaratri. É comemorado anualmente na 13ª noite do mês do calendário Hindu (geralmente fevereiro) 
Para os hindus, a lua rege a mente e os sentimentos. Assim, a diminuição da parte visível da lua (e de sua energia) durante a fase minguante, favorece a gradual sutilização da mente, possibilitando a percepção da Luz da Consciência e o contato com o nosso Deus interno, simbolizado pelo nascimento da Lua Nova.

O Maha Shivaratri é um dia auspicioso e é recomendada a vigília (muitas orações, mantras e bhajans, rituais, ascetismo e práticas espirituais a noite inteira). Na Índia e em todos os templos de Shiva, há uma grande comemoração nesse dia. A tradição hindu diz que durante esta noite sagrada o Senhor Shiva se manifesta na forma de um Lingam para benefício dos devotos e deve ser dedicado à concentração no aspecto de Deus que representa a Destruição/Transformação.

À noite é possível que tenhamos uma programação bastante especial de Shivaratri, até tarde.

16º Dia - RISHIKESH- RISHIKESH

Caverna de Vashistha
Templo Kunjapuri

Pelas manhã participaremos de atividades nos ashrams locais. À tarde, um pouco adiante de Rishikesh, visitaremos a caverna de um sábio védico, um dos grandes setes Rishis da Índia, chamado Vashistha. Sempre uma experiência muito especial poder prestar homenagem aos grandes yogis, sentar no mesmo local onde viveu e meditou durante os invernos. Podemos caminhar também pela praia ao lado, na margem do Ganges.

Em seguida subiremos os Himalayas com nosso veículo por aprox. 40min até um templo no topo de uma montanha, a 1676m de altitude. O templo Kunjapuri é dedicado à deusa Durga e um dos 13 locais de poder (Shakti Peethas) desta região. Se o tempo estiver aberto, veremos uma bonita vista com as montanhas nevadas ao fundo. Podemos tomar um chai indiano, observar os indianos com suas oferendas e pujas neste importante templo, aproveitar o ar e vista dos Himalayas. Difícil deixar um local como esse!

17º Dia -  RISHIKESH- DELHI

Trem

Cedo pela manhã pegamos nosso trem em Haridwar de volta à Delhi. Faremos check-in em nosso hotel e agora, já familiarizados com a região, podemos aproveitar uma tarde livre para retornarmos a algum dos locais que visitamos e gostaríamos de passar mais tempo, conhecer algum local novo, como cada viajante preferir. É comum em Delhi haver apresentações de música e dança clássicas de excelente qualidade. Vamos checar a agenda cultural dos dias em que estivermos na cidade e então podemos nos organizar de irmos juntos em algum destes centros culturais.

18º Dia -  DELHI Extensão ou retorno ao Brasil

Traslado

Hora de retornar ao Brasil após semanas de viagem pela Índia, por onde teremos percorrido os caminhos de grandes mestres destes milênios de história da espiritualidade indiana, até os dias de hoje. Dependendo a hora do seu voo de volta ao Brasil, terá uma manhã e talvez uma tarde livre para dar uma volta por Delhi. Se preferir uma noite extra para ter mais tempo livre, por favor nos avise. Esperamos que tenha vivido e esteja levando de volta ao Brasil experiências marcantes e significativas, de grande ajuda às nossas vidas.

Traslado com assistência ao aeroporto no horário do seu voo de volta ao Brasil.

Quem seguir viagem conosco, veja a nossa extensão nesse link: aqui!

 

Itinerário Detalhado Extensão

18 o Dia  - Programa Principal AGRA

Red Fort

Por uma estrada nova viajaremos até Agra (entre 4 e 5h). Faremos nosso check-in, almoço e então vamos conhecer o Red Fort. Este Red Fort, mais bonito e com mais história que o de Delhi, começou a ser construído por Babur, o primeiro imperador Mughal, no séc. XVI. Visitaremos seus jardins, os salões de audiências pública e privadas, mesquita e aposentos, inclusive onde Shah Jahan foi preso por seu filho e o que Akbar construiu para o seu filho com símbolos de todas principais tradições religiosas e filosóficas da época. Teremos a oportunidade de visitar uma oficina com artesãos descendentes dos mesmos que trabalharam no Taj, com a sugestão de dormirmos cedo para nossa visita na manhã seguinte.

19 o Dia  - AGRA DELHI

Taj Mahal

Hoje acordaremos bem cedo para nossa visita ao Taj Mahal. Construído por Shah Jahan para sua esposa, Muntaz Mahal, no séc. XVII, milhares de trabalhadores e arquitetos de diversas regiões do mundo durante 20 anos utilizaram o famoso mármore branco da Índia e pedras preciosas. Bem cedo pela manhã, além da possibilidade de uma bonita luz, também é mais calmo que durante o dia. Nosso guia local contará diversas história que envolvem esse monumento. Retorno ao hotel para um bom café da manhã e então viagem à Delhi.

20 o Dia  - DELHI Extensão ou retorno ao Brasil

Traslado

Hora de retornar ao Brasil após semanas de viagem pela Índia, por onde teremos percorrido os caminhos de grandes mestres destes milênios de história da espiritualidade indiana, até os dias de hoje. Dependendo a hora do seu voo de volta ao Brasil, terá uma manhã e talvez uma tarde livre para dar uma volta por Delhi. Se preferir uma noite extra para ter mais tempo livre, por favor nos avise. Esperamos que tenha vivido e esteja levando de volta ao Brasil experiências marcantes e significativas, de grande ajuda às nossas vidas.

 + EXTENSÃO

International yoga day

O QUE INCLUI

Acompanhamento e parceria com a  

Agência a ser definida:

 

  • 17 (dezesete) noites de hospedagem com café da manhã.

  • Transporte em veículos com ar-condicionado;

  • Guia durante toda a viagem

  • Entradas aos monumentos visitados;

  • Água engarrafada a disposição no veículo e toalhas úmidas no veículo durante as visitas e traslados;

  • Bilhetes de trem Haridwar / Delhi;

  • Aulas teóricas de VEDANTA em Auroville, com a Professora Sônia Novaes.

  • praticas de yoga e satsangas

     

O QUE NÃO INCLUI

  • Passagem aérea em classe econômica nos trechos São Paulo / Chennai // Cochin / São Paulo  – cotado à parte;

  • Passaportes e vistos consulares;

  • Taxas de embarque e governamentais;

  • Alimentação não mencionada no roteiro;

  • Extra de ordem pessoal como telefonemas, lavanderia, gorjetas em geral e etc;

  • Maleteiros (nos aeroportos e traslados);

  • O que não estiver especificado como incluído.

  • seguro viagem

Costumamos oferecer os serviços mais especializados com os melhores valores no mercado. Se encontrou algo que parece melhor, vamos checar, analisar e entender o que realmente está incluído e considerado em cada opção para a sua viagem. Será um prazer conversar e analisarmos juntos!

 

O QUE INCLUI

 

·     02 noites de hospedagem em acomodação standard;

·     Café da manhã diariamente;

·     Transporte em veículo com ar-condicionado;

·     Guia local 

·     Entradas aos monumentos visitados;

O QUE NÃO INCLUI   
     

  • Passaportes e vistos consulares;

  • Taxas de embarque e governamentais;

  • Alimentação não mencionada no roteiro;

  • Extra de ordem pessoal como telefonemas, lavanderia, gorjetas em geral e etc

  • Maleteiros (nos aeroportos e traslados);

  • O que não estiver especificado como incluído

Sobre Sonia Novaes

Professora - Vedanta

 

Apaixonada pela tradição Védica, mulher, mãe e brasileira. Sonia iniciou sua jornada espiritual desde cedo, buscando encontrar uma compreensão mais profunda do eu, do mundo e de Deus. Iniciou seus estudos de Vedanta em 1997 com o Swami Vagishanada. Graduou-se em Filosofia pela PUC-Campinas e decidiu aprofundar-se no estudo de Vedanta. Em 2003 foi para Rishikesh para participar do curso residencial de Vedanta, sânscrito e mantras com o Pujya Swami Dayananda e Swami Brahmavidyananda. Desde então fez da Índia a sua morada, onde vive há 13 anos.

 

Hoje Sonia vive em Auroville - Índia com seu marido e seus dois filhos. Ela dedica sua vida à família, estudos, e ensinamentos de Vedanta, sânscrito, mantras e cultura indiana na Índia e no Brasil.

Solicite Informações aqui

Estamos montando o grupo.
Cadastre seu email que te atualizaremos desta fascinante viagem.
.

PRÁTICAS DIÁRIAS COM LILI LAKSHMI

logo-Yogaia-Brasil-novo.png

Cadastre-se e ganhe uma aula gratuita em Ilhabela

YOGA AEREO AYA 

Quinta   9:00 ás 10:00h

Ter/ quinta  18:00 ás 19:00h

Informações

YOGA INTEGRAL

Ter/quinta  10 ás 11h

Ter/quinta  19:00 ás 20:15h

Informações

YOGA PERSONAL

Informações

TERAPIAS AYURVEDICAS

informações

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • Blog
  • Branca Ícone Tidal
  • Yoga por Lili Lakshmi

CASINHA DO YOGA

Rua da Cocaia, 737 Ilhabela SP 

( um pouco para frente do galpão das artes do lado esquerdo , portão de flores e muro de barro)

YogaiaBrasil@gmail.com

Tel: +55 12 99714-3909

CADASTRE-SE