Inscrições abertas!

Mindfulness: O poder da atenção plena

Logo-yogaia-brasil-lili-lakshmi.png

chegou a hora de sair do piloto automático e reduzir o estresse e a ansiedade.

A missão do programa "O Poder da Atenção Plena" é te demostrar, de forma simples e eficaz, um passo-a-passo e ferramentas simples e poderososas capazes de transformarem o seu dia-a-dia, resultando em maior presença, harmonia, autoconfiança e saúde integral.

Se você tem mais de 18 anos, está abert@ a rever seus hábitos e padrões mentais e sente que chegou a hora de olhar com maior atenção e atitude para si, modificando positivamente a sua forma de enxergar e experienciar a vida como um Todo, perceba os sinais e receba esse convite no seu coração!

O treinamento também é indicado para profissionais da saúde que queiram se aprofundar nessa abordagem terapêutica.

 

O que é mindfulness?

Mindfulness significa “atenção plena”, um estado mental que caracteriza-se pela escolha de aprimorar a experiência presente através de uma atitude aberta, curiosa e ampla, livre de julgamentos e consciente e receptiva dos fenômenos que se manifestam na mente. Através dessa técnica aprendemos a cultivar uma atitude de maior clareza, modificando o viver no modo piloto automático e retornando para o viver no modo existente do Ser.

Mindfulness é uma forma de aprender a relacionar-se diretamente com o que estiver acontecendo na sua mente, uma forma de tomar controle de sua vida, uma forma de fazer algo para você que mais ninguém pode fazer. É um reencontro com você mesmo!

Tem raízes nas antigas práticas de meditação, utilizando-se também dos recentes avanços científicos na área da neurociência. Tem valor potencial a todos para auxiliar a encontrarem paz e harmonia nesse mundo frenético e acelerado que vivemos.

Encontram-se no Sattipatthana Sutta (escritura budista) diretrizes sobre os quatro passos para a prática de mindfulness, ou ainda “as quatro aplicações de mindfulness”, explicadas em maior detalhe por Alan Wallace e Daniel Goleman. A recomendação é que devemos trabalhar a seguinte ordem de objetos de prática:​

Design sem nome (4).png

1. corpo e respiração

Design sem nome (5).png

2. emoções

Design sem nome (8).png

3. mente

Design sem nome (7).png

4. fenômenos
da mente (consciência)

motoki-tonn-4In0RilaHSM-unsplash.jpg

sobre o programa

O programa SER - Seja, Experiencie, Respire - foi desenvolvido pela escola Yogaia Brasil, coordenado e elaborado por Lili Lakshmi, formada pela MTI (Mindfulness Trainings Internacional).

A MTI foi criada pelo Lama Jangchub Reid, professor de meditação desde 1973, formado na prática de mindfulness e estudos sobre o Dharma em 1975 pelo Namgyal Rinpoche, mestre das principais tradições budistas. 

O programa inclui 8 sessões AO VIVO de 2h (19h às 21h) ao longo de 8 semanas (online via Zoom), sendo uma sessão por semana.

DATAS:

1ª sessão: 29/06

2ª sessão: 06/07

3ª sessão: 13/07

4ª sessão: 20/07

5ª sessão: 27/07

6ª sessão: 03/07

7ª sessão: 10/08

8ª sessão: 17/08

 

O treinamento é realizado em grupo e busca desenvolver a harmonia, a cooperação e união entre todos, utilizando da própria dinâmica do ambiente de estudo como base para se consolidar a proposta do programa na experiência de cada um.

como funciona?

As técnicas se dividem em:

* Praticas formais de exercícios de concentração, respiração, consciência corporal, caminhadas, relaxamentos, entre outras;

* Práticas informais e auxiliares, como desafios propostos para expandir a percepção e uso dos sentidos nas ações cotidianas, desde a alimentação até as nossas relações interpessoais.

Utilizam-se nove atitudes como bases a serem percebidas e desenvolvidas:

  • Não Julgamento

  • Paciência

  • Mente de principiante (ou Curiosidade)

  • Confiança

  • Tranquilidade

  • Aceitação

  • Desapego

  • Gratidão

  • Generosidade

Água Azul

principais temas:

Mudança: a única certeza da vida

Respirar é natural

Explorando o campo da mente

Acolhendo

 as emoções

Consciência corporal

Simplesmente Ser

Método ABC

de viver

Vivendo Mindfulness

Relaxamento

Intensificando o Observador

Momento a momento

Cultivando

a paz

opiniões de quem fez:

"Aprendi a viver mais o momento presente com atenção, me vejo e me sinto mais observadora das minhas reações e emoções. Estou fazendo minhas tarefas do dia a dia com mais foco e tendo sucesso em varios aspectos da minha vida."  (Valéria I.)

 

"Estou mais paciente, tranquila, consciente, mais feliz, mais ativa com vontades, com maturidade emocional, mas atenta ao próximo. Valioso para o crescimento pessoal."  (Sandra C.)

"Eu diria que mudou a minha vida. Um marco: eu antes e eu depois." (Adriana A.)

benefícios comprovados:

  • Auxilia na melhora dos pacientes em tratamento de diversas doenças e sintomas, como dores, infecções, hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer, entre outros

  • Melhora o sistema imunológico

  • Combate transtornos de estresse, ansiedade, pânico e irritabilidade

  • Promove aumento da resistência física e mental

  • Melhora o desempenho no trabalho - mais foco, concentração, produtividade e resiliência

  • Ajuda a regular as emoções 

  • Gera mudanças comportamentais e atitudes positivas

  • Aumenta a sociabilidade, criando um maior senso de empatia 

  • Desenvolve a capacidade de escuta e a estabilidade emocional

  • Facilita o cultivo de relacionamentos mais harmoniosos

  • Melhora o sono

  • Treina o não apego

  • Facilita o autoconhecimento e o equilíbrio emocional

  • Promove o desenvolvimento da intuição, criatividade e inovação

  • Melhora a concentração e a memória

  • Traz maior clareza e objetividade nas respostas e insights

  • Ajuda a lidar melhor com situações confortáveis e desconfortáveis da vida

mind.png

MINDFULNESS é uma ideia cujo tempo chegou.

Por muito tempo os praticantes sabiam, a ciência não.

Agora a ciência chegou lá.  

(Chade-Meng Tan, Google)​

como surgiu o mindfulness?

O cientista, médico, escritor e PhD em biologia molecular Jon Kabat-Zinn uniu a sua longa experiência profissional com o budismo zen e o Yoga, criando um programa estruturado para a prática e ensino de Mindfulness, o MBCT (Mindfulness based Cognitive Therapy).

Na Escola de Medicina da Universidade de Massachussets em 1979 criou o Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness, em inglês Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR). Fundou o Centro de Mindfulness em Medicina, Saúde e Sociedade em 1995. Obteve muito sucesso em pacientes com dor crônica e quadros de ansiedade e estresse. Até então, a própria escola havia reconhecido que tratamentos convencionais não alcançavam os efeitos esperados nesse grupo de pacientes.

Por ser estruturado, não religioso e ter conteúdo claro e reconhecido, o programa atraiu a atenção de pesquisadores mundo afora, gerando um número crescente de estudos científicos. Foram publicados milhares de artigos até o momento comprovando sua eficácia e influenciando, também, a criação de diversos outros tipos de programas baseados no tema.

Cerca de 720 centros e clínicas médicas em todo mundo seguem o modelo de tratamento do Programa de Redução de Estresse Baseado Mindfulness. 

motoki-tonn-4In0RilaHSM-unsplash.jpg
O projeto arquitetônico deste incrível ecolodge familiar priorizou amplos espaços e divers

conheça a facilitadora

Estudante, praticante e professora de Yoga há mais de 25 anos, Lili Lakshmi é formada em diversos métodos.
É a idealizadora do Yogaia Brasil (@yogaiabrasil), que fez parte do percurso de mais de 300 alunos e tem como propósito inspirar no maior numero de pessoas o despertar da experiência da consciência através do Yoga, conduzindo pelo caminho sagrado do autoconhecimento e espiritualidade

 Os cursos intensivos, extensivos e online de FormAção de professores em Yoga Integral, assim como o curso de Mindfulness, retiros, palestras, viagens de peregrinação carregam a força do propósito das vivências abordando os temas da “Experiência da Consciência” e o “Despertar de uma Visão Integral”.

Acompanha viagens de experiências e aprofundamento para Índia e Amazônia desde 2014.

Inscreva-se já!

Mindfulness: O poder da atenção plena

  • Duração: 2 meses (8 semanas)

  • 1 encontro por semana de 2h, com temas diferentes para investigação e aprofundamento

  • Cada aula é gravada e disponibilizada para download

  • Bônus: todas as meditações guiadas para você fazer sempre que quiser

  • Textos e vídeos complementares para aprofundamento 

  • Grupos pequenos para maior cuidado e acompanhamento

  • Atenção individual ao processo de cada pessoa