Liliane Brito

O que é o Yoga Integral de Sri Aurobindo e a Mãe?

Quero falar um pouco sobre a filosofia que escolhi para nortear meu trabalho e a minha vida.


TODA A VIDA É YOGA, frase curta e simples. Esta máxima de Sri Aurobindo sintetiza os elementos centrais do caminho do Yoga Integral, práticas cotidianas como sinceridade, vontade, presença, fé e entrega, que ele enfatiza como absolutamente necessárias para o autêntico desenvolvimento do Ser.

O Yoga Integral pretende ser uma fusão, e uma atualização, dos tradicionais estilos de Yoga, como o Raja Yoga, o Bhakti Yoga, o Karma Yoga, o Jñana Yoga e o Tantra Yoga. O objetivo é o desenvolvimento integral do ser humano, nos níveis pessoal, social, cultural ecológico, e o livre progredir, em vez de fixação de um método determinado: a proposta é que cada indivíduo encontre e desenvolva o seu movimento e o seu ritmo em sua prática cotidiana, para, assim, encontrar a equanimidade, a harmonização do existir, a partir dos aspectos naturais da sua própria essência.

Mas o Yoga integral pretende também levá-lo além, tirar o seu Ser do auto-centramento e levá-lo à expansão da percepção do mundo e seus fenômenos. O indivíduo não existe sozinho, nele mesmo, mas em um meio e na coletividade, e a libertação individual, para o Yoga Integral, não é o sentido completo da realização humana. O sentido de nossa evolução está também na abertura para o outro, e no entendimento deste outro como parte de um todo do qual você é um pequeno pedaço. A verdadeira utilidade de nossa evolução seria, então, tendo realizado em nós mesmos esta expansão de consciência, reproduzi-la, multiplica-la e finalmente universalizá-la em comunhão com outros seres.

Neste caminho, se percorrido com entrega, a instância última, prevista e descrita em extensa bibliografia por Sri Aurobindo e a Mãe, é a consciência supramental, uma super-expansão da consciência que levará ao "renascimento" do indivíduo através do mesmo poder que criou o universo. A natureza original desta Supermente é a autoconsciência e a oniconsciência do infinito, do espírito e do eu-universal nas coisas. Tudo está interligado. Os indivíduos que alcançarem juntos esse estado poderão, então, iniciar uma novo paradigma de humanidade. Sri Aurobindo certa vez disse:

"Lembrem-se que vocês vivem um tempo excepcional em uma época única, e que têm essa grande felicidade, esse incalculável privilégio, de estarem presentes ao nascimento de um novo mundo".

No próximo post escrevo mais sobre esses dois seres excepcionais que elaboraram o Yoga Integral, grandes estudiosos do pensamento humano oriental e ocidental - ele indiano educado na Inglaterra e ela francesa radicada na Índia.

Convido você a se juntar à comunidade de Yoga Integral Yogaia Brasil, e fazer parte deste movimento de expansão da consciência para um novo paradigma humano. Saiba mais sobre nossos cursos, retiros, meditações em grupo, viagens de imersão no site www.yogaiabrasil.com.br

Fontes: Wikipedia | AUROBINDO, Sri : “Em direção à Nova Consciência” | MELO, Vicente: “Os ensinamentos de Sri Aurobindo”.

Imagem: "Veil Nebula" pelo Telescópio Hubble

Namastê,
Lili Lakshmi

 

 

 

 

 

Please reload

Please reload

Encontre por Tags